4 tendências de ecommerce para 2022 que você precisa saber
Hoje, é mais fácil do que nunca fazer compras online com apenas alguns toques em seu smartphone. Antes de 2020, as compras online já estavam em alta. A pandemia apenas impulsionou o crescimento do comércio eletrônico com receita projetada em US $ 5,02 bilhões em 2022.
Enquanto as lojas físicas não estão desaparecendo, os consumidores querem escolha e conveniência. É importante para as empresas acompanhar as tendências mais recentes do comércio eletrônico, porque o comportamento do consumidor está em constante evolução. Os lançamentos de produtos não acontecem mais apenas no espaço físico, o digital é tão, senão mais importante.
Vamos dar uma olhada nas principais tendências de comércio eletrônico para as quais você precisa se preparar em 2022.
Tipos de tendências de comércio eletrônico a serem observadas:
- Social Commerce
- Compras por realidade aumentada (AR)
- Compras ao vivo
- ChatBot
Social Commerce
O Social Commerce é quando você compra e vende produtos ou serviços diretamente de uma plataforma de mídia social. Com o amadurecimento da indústria de influenciadores, o próximo passo natural é que as plataformas ajudem os influenciadores e as empresas a venderem para os consumidores. Por que fazer alguém sair do Instagram se pode simplesmente clicar na etiqueta de um produto e comprar algo em menos de um minuto?
Que desafios o comércio social resolve?
Quando os consumidores já estão aprendendo sobre produtos e marcas nas mídias sociais, faz sentido para eles comprarem itens por meio da plataforma. Na jornada do comprador, é um clique a menos para os clientes realizarem e essa é uma chance a menos de eles abandonarem o carrinho.
Exemplo de marca de comércio social: Eagle Creek
A agência de viagens Eagle Creek utiliza a Loja do Instagram para oferecer aos compradores a experiência de finalizar a compra diretamente no Instagram. Você pode explorar suas várias coleções, escolher tamanhos e cores de produtos e fazer perguntas diretamente em sua loja.
Como começar no comércio social
As plataformas que oferecem atualmente o comércio social são Facebook, Instagram, Pinterest e WeChat. Planos para adicionar comércio social já foram anunciados pelo YouTube, TikTok e Twitter. Para começar, identifique onde estão seus públicos-alvo mais engajados e abra uma loja lá.
Comércio de realidade aumentada (AR)
A realidade aumentada (AR) no comércio eletrônico está usando mapeamento 3D para ajudar os clientes a experimentar produtos ou visualizar experiências antes de fazer uma compra. Alguns exemplos de comércio eletrônico de AR incluem experimentar virtualmente armações de óculos, colocar uma peça de mobiliário em uma sala para ver como ficará e aplicar vários produtos de maquiagem para ver o que complementa o seu tom de pele.
Tendências de comércio de AR
O Snapchat foi o primeiro a introduzir RA nas plataformas de mídia social. Em 2020, a AR era usada com frequência porque os consumidores não conseguiam fazer compras com tanta facilidade nas lojas. E em 2022, projeta-se que o AR seja usado pelo menos uma vez por mês por 101,6 milhões de consumidores.
Com o desenvolvimento da tecnologia AR e a tendência de aumento nas compras sociais, o comércio AR continuará a crescer. Em meados de julho de 2021, Snap comprou a Vertebrae, empresa que produz imagens 3D de produtos para marcas. Este investimento indica o interesse da empresa em se desenvolver mais no espaço de comércio de AR. Outras plataformas sociais importantes, como Facebook e Pinterest, já investiram em tecnologia de RA para aumentar a experiência de compra social.
Que desafios o comércio de AR resolve?
“Experimente antes de comprar” assume um significado totalmente novo com o comércio de RA. AR ajuda as marcas a alcançar clientes que podem estar muito ocupados para ir à loja mais próxima ou que não têm uma loja perto deles. Na verdade, as marcas nem mesmo precisam de lojas físicas para aproveitar as vantagens do comércio de RA.
Como os clientes podem visualizar produtos e experiências sem comprar, suas decisões de compra são mais informadas, levando a menos devoluções. AR também oferece aos consumidores a capacidade de testar em seu próprio tempo, tornando este canal de marketing e vendas bastante econômico.
Exemplo de marca de comércio AR: Wayfair
Dentro de seu aplicativo iOS, a Wayfair usa AR para melhorar a experiência de compra do cliente desde 2017. Itens de móveis comuns podem ser sobrepostos nos espaços dos clientes para que eles realmente tenham uma imagem de sua aparência. Se você puder ver como uma poltrona de couro se encaixa bem em sua sala de estar, você está mais confiante em sua decisão de compra e menos propenso a devolver o item.
Como começar no comércio de RA
Para Facebook e Instagram, Spark AR Studio está disponível para qualquer pessoa usar. Tanto os desenvolvedores quanto os criadores podem criar seus próprios efeitos e experiências. Você pode construir filtros de rosto simples ou filtros de mundo mais complexos usando Spark AR, com ou sem código. Spark AR oferece tutoriais para que você possa aprender como adicionar um filtro divertido ao seu rosto ou adicionar um objeto virtualmente em uma sala.
Compras ao vivo
As compras ao vivo são a mistura de comércio social e streaming ao vivo. Usando seu capital social, influenciadores e marcas transmitem ao vivo para destacar produtos e serviços. Durante a transmissão, os consumidores podem interagir entre si e com a marca por meio de um chatbox e comprar os produtos em destaque. A experiência é semelhante a como alguém compraria em uma loja com os funcionários respondendo às suas perguntas, mas agora é do conforto da sua casa.
Tendências de compras ao vivo
As compras de comércio eletrônico ao vivo são muito populares na China e estão começando a decolar nos Estados Unidos. Em 2020, o relatório 11.11 Global Shopping Festival revelou que as vendas da transmissão ao vivo foram de US $ 6 bilhões, o dobro das vendas do evento do ano anterior. A pesquisa prevê que em 2022, o comércio ao vivo na China chegará a US $ 446 bilhões, o que representaria 15% do total das vendas online.
Desafios que as compras ao vivo resolvem
As compras ao vivo são interativas por natureza. Quando um consumidor não pode fazer compras na loja ou não tem uma loja nas proximidades, uma transmissão ao vivo demonstra o produto para eles. O componente de bate-papo permite que eles façam perguntas aos influenciadores ou marcas, da mesma forma que fariam com um funcionário da loja.
Às vezes, a transmissão ao vivo pode parecer um pouco planejada. Quando você está fazendo um que incorpora compras, precisa interagir com os consumidores, o que leva a uma experiência de compra mais íntima e autêntica.
Exemplo de marca de compra ao vivo: Dermalogica
A marca Skincare Dermalogica usa o Facebook Live shopping para demonstrar seus produtos. Com um tópico temático de fundamentos de cuidados da pele no verão, os clientes faziam perguntas sobre seus produtos e seu uso.
Como começar no comércio eletrônico com transmissão ao vivo
As compras ao vivo estão disponíveis em várias plataformas. Facebook, Instagram, TikTok e Pinterest já têm ou estão testando ativamente os recursos de transmissão ao vivo como parte de seu recurso de comércio eletrônico.
Outras plataformas de comércio eletrônico, como a Amazon, também estão entrando em ação. É de se esperar que plataformas adicionais ofereçam compras ao vivo em um futuro próximo.
ChatBot (Compras por conversação)
O comércio de conversação é a venda de bens e serviços a um cliente por meio de um chat ou plataforma de mensagens. Imagine ter uma conversa com uma marca no Facebook Messenger. Eles respondem às suas dúvidas sobre um produto e facilitam o processo de compra, tudo sem você sair da plataforma. O comércio de conversação é muito mais personalizado e interativo em uma base individual.
Além do comércio de conversação baseado em texto, está o outro tipo: compra de voz. Ter uma conversa natural com seu Amazon Echo ou Google Home que leva a uma compra é outro exemplo de comércio de conversação.
Tendências de comércio de conversação
De acordo com um estudo sobre chat ao vivo, 41% dos consumidores preferem usar o chat ao vivo como canal de suporte e 52% são mais propensos a permanecer leais a uma empresa que o oferece. O bate-papo não precisa ter um humano do outro lado, também. Contanto que sua pergunta seja respondida, 40% dos clientes não se importam se o bate-papo é humano ou dirigido por bot. Isso é muito importante, pois os bate-papos ao vivo consomem uma quantidade considerável de tempo e investimento.
Desafios que o comércio de conversação resolve
O comércio de conversação ajuda sua marca a estar “sempre ativa”. Ter uma experiência de compra personalizada para os consumidores gera confiança e oferece uma experiência de compra mais tranquila. Com a ajuda de um chatbot, você pode encaminhar perguntas para as pessoas certas e estar sempre disponível para seu cliente.
Exemplo de marca de comércio de conversação: Gymshark
A empresa de roupas esportivas Gymshark usa um bot do Messenger para ajudar os clientes a verificar facilmente o status do pedido, relatar um problema e conduzir devoluções. Configurar esses cenários comuns em um bot libera tempo para a equipe de suporte para problemas mais detalhados do cliente.
Como começar no comércio de conversação
Primeiro, envolva suas equipes sociais. O comércio de conversação acompanha sua estratégia social, o que significa que seus gerentes de mídia social provavelmente estão na vanguarda das interações com o cliente. Provavelmente, eles já acumularam conhecimento sobre as interações que tiveram com os clientes e podem personalizar facilmente conversas futuras.
Existem muitos serviços de chat ao vivo disponíveis para uso em seu site. Se você deseja criar um chatbot de atendimento ao cliente, use uma ferramenta como o Sprout para criá-lo no Facebook Messenger ou no Twitter DMs.
Conclusão
Existem várias tendências de comércio eletrônico para ficar de olho no próximo ano. Nova tecnologia está sendo desenvolvida para garantir jornadas mais suaves do cliente e uma melhor experiência de marca. Comércio social, AR, compras ao vivo e comércio de conversação são tendências de comércio eletrônico que beneficiam tanto o cliente quanto a empresa. As compras personalizadas são o futuro. Fique à frente da curva e defina sua estratégia de comércio social.