Aumente o nível da sua taxa de conversão no e-commerce
Você está procurando aumentar as vendas da sua loja virtual?
A melhor maneira de fazer isso é melhorando a taxa de conversão do seu e-commerce. Este é simplesmente o número de visitantes que realizam uma ação desejada em seu site.
Se sua loja virtual tiver 1.000 visitantes e 50 deles fizerem uma compra, isso representa uma taxa de conversão de 5%.
Você pode usá-lo para verificar se o call to action (CTA) do seu site é eficaz e te ajuda a entender melhor seus clientes.
Vamos descobrir como otimizar sua taxa de conversão.
Familiarizando-se com as taxas de conversão da loja virtual
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Então, o que exatamente queremos dizer com o termo “conversões”? Uma conversão é quando as pessoas realizam uma ação desejada em seu site, como comprar um produto ou preencher um formulário de contato.
Sua taxa de conversão, que leva em consideração todos os CTAs em seu site, indica o quão bem você está alcançando suas metas. Isso inclui compradores que compram bens ou serviços em seu site, visitantes que se inscrevem em seu boletim informativo e entram em contato com o atendimento ou suporte ao cliente. Quanto maior for a taxa de conversão da sua loja virtual, maiores serão as chances de você gerar vendas.
A taxa de conversão também é um indicador sólido de como sua marca e estratégia de marketing estão indo. É relativo e diferente para cada e-commerce porque muitos fatores podem afetá-lo:
- Reconhecimento de marca
- Diferentes públicos-alvo
- Estratégia de marketing
- Preço
- Usabilidade
O que são micro e macro conversões?
Você deve considerar dois tipos de conversões. As microconversões se concentram em pequenas tarefas do usuário, como visualizar um item ou adicionar um item ao carrinho de compras. As conversões de macro são tarefas maiores, como comprar um item ou concluir a chamada à ação desejada em seu site.
As microconversões ajudam a orientar o usuário a concluir uma transação macro. Ambos os tipos impactam sua taxa de conversão, que vai além de persuadir os usuários a fazer compras em sua loja virtual. Se seus usuários estiverem concluindo microconversões, é mais provável que concluam uma macroconversão. Mas se os usuários estiverem tendo problemas com tarefas menores, como dificuldade para adicionar um item ao seu carrinho de compras, isso afetará negativamente a quantidade de compras concluídas. Você também pode obter conversões de boletins informativos por e-mail e campanhas de mídia social.
Para obter o máximo de conversões, considere as metas do seu e-commerce. O que você quer que os visitantes realizem? Você pode querer que eles:
- Criem uma nova conta
- Baixem instruções e outros materiais
- Preencham um formulário de contato
- Assinem um boletim informativo ou serviço por e-mail
- Entrem em contato com sua loja virtual ou suporte
Todas essas ações são objetivos comuns para os compradores de e-commerce. Cuidar das necessidades de seus usuários e ajudá-los a atingir suas metas levará a uma taxa de conversão mais alta.
Como medir sua taxa de conversão
Você pode estar se perguntando como a taxa de conversão é medida. É o número de visitantes que realizam uma ação, como comprar um produto em um site, em comparação com a quantidade total de usuários.
Estes são medidos por ferramentas analíticas de sites, como Google Analytics e Matomo . Você pode configurar um rastreador de conversões em seu site por meio do Google Analytics , que é gratuito. A KissMetrics oferece várias ferramentas para analisar a taxa de conversão e o tráfego do seu site de várias maneiras. Devido ao alto preço, a partir de US$ 300 por mês, essa solução é mais adequada para e-commerces maiores. A Matomo é uma alternativa de código aberto focada em privacidade com planos gratuitos e pagos. Essas ferramentas fornecem os dados necessários para medir e fortalecer sua taxa de conversão.
Entendendo a otimização da taxa de conversão (CRO)
O que é uma boa taxa de conversão? Se a sua estiver aumentando com o tempo, você provavelmente não precisará se preocupar com isso. A simples indicação de uma taxa de conversão crescente diz “ei, os negócios vão bem”. Se você notar picos e aumentos, isso pode ocorrer durante eventos de vendas, como recebimento de 13º e tempos econômicos difíceis.
Se sua taxa de conversão está caindo ou estagnada ou suas vendas estão caindo, pode ser um bom momento para investigar por que isso está acontecendo. Uma taxa de conversão baixa significa que os usuários estão deixando seu site ou não realizando a ação desejada. Seus preços estão muito altos? Seu site é fácil de usar? Os CTAs são óbvios na página? Uma baixa taxa de conversão pode ser devido a uma estratégia de branding incipiente ou a um design ruim.
Por outro lado, uma alta taxa de conversão trará novos públicos para sua loja virtual, um aumento no retorno de consumidores, maior fidelidade à marca, melhor visibilidade por meio da otimização de mecanismos de pesquisa e, é claro, mais vendas. Se sua taxa de conversão está aumentando, você está indo muito bem! Tenha orgulho de si mesmo. Se você não estiver satisfeito com sua taxa de conversão, não se preocupe. Estamos prestes a fornecer dicas sobre como aumentá-lo.
Insights sobre como aumentar sua taxa de conversão no e-commerce
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Aqui está um cenário de como a taxa de conversão pode aumentar significativamente seus negócios: Brenda administra uma loja virtual onde vende joias feitas à mão, como pulseiras, colares e anéis. Suas vendas têm diminuído ultimamente e sua taxa de conversão é baixa. Mas como Brenda pode melhorar isso? À medida que exploramos algumas dicas úteis sobre como aumentar as taxas de conversão, usaremos Brenda para acentuar os diferentes métodos.
1. Preste atenção ao seu SEO
Sua loja virtual é facilmente descoberta nos mecanismos de pesquisa? Se não for, os usuários não poderão encontrar organicamente o site da sua marca online.
Isso pode ser desejável para marcas com baixa produção que desejam evitar a cultura mainstream para manter uma reputação exclusiva. Mas a maioria não funciona assim e está mais aberta a públicos mais amplos.
Talvez sua marca seja mais parecida com a joalheria da Brenda . Lembre-se de que um de seus objetivos era alcançar mais clientes e expandir seus negócios. Ela se concentrou em Search Engine Optimization (SEO) analisando e adicionando palavras-chave relevantes da análise de seu site: joias, vestuário e moda. Ela simplificou o conteúdo de seu site. Isso levou a mais tráfego para seu site, aumentando suas vendas. Enquanto isso, verifique seu conteúdo quanto à gramática , ortografia e legibilidade . Certifique-se de que as imagens e vídeos de seus produtos sejam claros e de alta qualidade. Consistência e qualidade do conteúdo são fundamentais para SEO e usabilidade, pois ambos impactam fortemente a taxa de conversão.
2. Tenha a mente aberta sobre seu público
Muitas vezes, você pode não perceber quem está comprando seu produto ou serviço: o público-alvo inicial de Brenda eram mulheres da moda em seus 20 e 30 anos. No entanto, depois de ler comentários de clientes e ver imagens de pessoas usando suas joias nas mídias sociais, ela ficou surpresa com a quantidade de adolescentes e idosos de todos os gêneros que usavam suas joias.
Ela realizou pesquisas sobre esse novo mercado, usando grupos focais, pesquisas por e-mail e entrevistas para estabelecer o que eles gostam em sua marca e o que ela poderia fazer para atender melhor às suas necessidades de joias. E uma coisa que não parava de aparecer era o pedido dos consumidores por frete internacional.
Para muitas marcas de e-commerce, o envio para fora do seu país pode ser caro, mas vale a pena expandir para novos mercados. Com essa atitude em mente, Brenda decidiu oferecer frete internacional para aumentar a presença global. Por meio dessas melhorias, ela notou uma taxa de conversão mais alta e mais vendas em poucos meses. Considere oferecer frete internacional e tenha a mente aberta para expandir seu público para alcançar um alcance mais amplo.
Brenda conquistou novos clientes atendendo a um público mais amplo do que ela imaginava e oferecendo frete internacional em seu site. Ela se esforçou muito para fazer com que os novos clientes se sentissem bem-vindos e para dar uma primeira impressão positiva e duradoura – e você deve fazer o mesmo.
Alcance seus clientes e explore suas páginas de mídia social. Assim como Brenda, você deve sempre procurar oportunidades para entender melhor seus consumidores. Você pode aumentar muito sua taxa de conversão atendendo a eles e às suas necessidades.
3. Fortaleça a identidade da sua marca
Pense em como sua marca afeta a taxa de conversão. Voltando ao site de Brenda, sua loja tem uma vibe divertida e moderna, com cores vibrantes dispostas de maneira elegante, pois ela achava que essa estética seria altamente atraente para adolescentes e jovens adultos. Acontece que muitos idosos também foram atraídos para isso. Mais clientes significavam uma taxa de conversão mais alta.
Assim como todo mundo tem sua própria personalidade, sua marca também deve. Veja a marca de joias de luxo, BVLGARI . Eles criaram uma identidade de marca exclusiva e glamourosa por meio de um web design minimalista e apresentando celebridades de alto perfil em anúncios luxuosos. Tudo é consistente em sua marca; tudo parece caro.
Compare isso com outra marca de joias, como Claire’s . Esta marca de rua encontra seu público-alvo em crianças e pré-adolescentes, usando imagens alegres e cores brilhantes e energéticas.
É vital entender como seu público está recebendo a identidade da sua marca. A linguagem e as imagens que você está usando estão se conectando a eles em um nível emocional? Cada interação que eles têm com sua marca é uma experiência memorável e consistentemente positiva?
Outro bônus de realizar grupos focais com o público é analisar sua marca . E uma identidade de marca consistentemente forte, autêntica e crível cria a confiança do consumidor. Oferece-lhes uma experiência, produto ou serviço em que podem confiar. Com isso do seu lado, você pode se sentir seguro de que seus consumidores confiam em você o suficiente para escolher você em detrimento dos concorrentes.
4. Facilite para o usuário
A experiência do usuário desempenha um papel vital em todos os sites. Os visitantes devem usar seu site sem esforço. Se o seu site for fácil de usar e navegar, sua taxa de conversão aumentará. De acordo com o órgão de pesquisa e consultoria Forrester , “uma interface de usuário bem projetada pode aumentar a taxa de conversão do seu site em até 200%, e um design de UX melhor pode gerar taxas de conversão de até 400%”. Os compradores devem sempre ser capazes de realizar facilmente tarefas de rotina, como criar uma conta e fazer o check-out. Se houver quaisquer solavancos na estrada, eles provavelmente não ficarão por perto para suavizar as coisas.
Brenda estudou como os visitantes usaram seu website por meio de testes de usabilidade , que consistem em coletar feedback ao vivo dos usuários de seus produtos. Ela pediu-lhes para verificar e se inscrever para um boletim informativo. Ela não apenas entendeu melhor seus clientes, mas descobriu onde eles lutavam e o que eles gostavam em seu site. Aparentemente, muitos usuários acharam o processo de checkout em sua joalheria muito complexo, então ela o simplificou, resultando em transações mais completas. Ao otimizar o seguinte, você deve obter uma taxa de conversão mais alta:
- Torne seu site responsivo, o que significa que ele pode se adaptar a diferentes dispositivos
- Implemente a navegação sem esforço para que os usuários possam realizar tarefas rapidamente
- Função de pesquisa robusta com filtros para ajudar os usuários a restringir os resultados da pesquisa
- Simplifique as tarefas do usuário, como inscrição e checkout, para economizar tempo e reduzir a carga cognitiva
- Sempre mantenha seus clientes em mente para um melhor engajamento e satisfação do cliente
5. Otimize o desempenho da sua loja virtual
Se suas páginas demorarem vários segundos para carregar, os usuários irão rejeitar ou sair . Você, eu e Branda deixamos sites que demoram uma eternidade para carregar. Os longos tempos de carregamento são uma das maiores influências negativas na taxa de conversão. Garanta que seu site carregue rapidamente, pois isso o tornará mais acessível para quem não possui conexões de internet rápidas e manterá os visitantes engajados. E não se esqueça de priorizar os usuários móveis com o design mobile-first: mais da metade dos consumidores on-line compram em seus dispositivos móveis .
Aqui estão algumas dicas sobre como otimizar os tempos de carregamento da sua página:
- Se você usa um gerenciador de sites como Shopify e Webflow elimine plugins desnecessários para reduzir o tempo de carregamento da página
- Reduza o número de elementos interativos, como interações pesadas de código e vídeos
- Remover código redundante
- Use tamanhos de arquivo menores para imagens e vídeos, especialmente para aqueles com velocidades de internet lentas
6. Ofereça incentivos e recompensas
Fique sempre de olho nos concorrentes da sua marca. Você pode usá-los como um guia do que está fazendo bem e onde pode melhorar. Além disso, você pode até se inspirar neles! Brenda observou que seus preços são um pouco mais altos do que seus concorrentes. Depois de baixá-los, ela percebeu que manter seus preços competitivos vende mais joias.
Os consumidores adoram economizar dinheiro. Sabendo disso, Brenda implementou um programa de recompensas baseado no valor que um cliente gasta na loja. Recompense a fidelidade do cliente por meio de descontos, seja oferecendo frete grátis, cupons ou programas de descontos. Isso cria relacionamentos e confiança, incentivando os clientes a retornarem à sua loja. Um programa de recompensas pode fortalecer o vínculo entre compradores novos e recorrentes e sua marca. Que maneira fantástica de aumentar sua taxa de conversão!
Brenda agora oferece uma variedade de recursos e incentivos em seu e-commerce. Depois de implementar uma seção de política de privacidade em seu site, ela estabeleceu confiança com os clientes ao revelar como sua privacidade é protegida. Ela também incorporou uma plataforma de suporte por bate-papo para que os usuários possam obter ajuda rapidamente ou aprender sobre os produtos.
E Brenda criou um programa de fidelidade e recompensas para clientes recorrentes, o que resultou em um aumento de consumidores consistentes. Ao oferecer frete grátis e várias opções de pagamento, a marca de Brenda conseguiu competir melhor com outras joalherias. A incorporação de depoimentos de clientes e mídias sociais nas páginas de produtos significou que Brenda conseguiu estabelecer ainda mais credibilidade e confiança com sua base de clientes.
Sinta-se à vontade para usar qualquer um dos recursos e ideias que Brenda implementou – isso pode resultar em um aumento bem dimensionado nas taxas de conversão da sua loja virtual.
Conclusão
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Se refletirmos sobre nosso pequeno cenário, veremos que Brenda conseguiu aumentar sua taxa de conversão de várias maneiras. Ela entrevistou clientes, implementou seu feedback após realizar testes de usabilidade, ofereceu incentivos e recompensas, otimizou seu SEO e simplificou o processo de checkout. Todos esses fatores levaram a um enorme aumento de vendas e mais clientes novos e recorrentes. Agora Brenda é toda sorrisos com sua joalheria e você também pode ser.
Sua taxa de conversão pode ser a chave para o sucesso do seu site. Como piratas implacavelmente em busca de ouro, sempre procure oportunidades para aumentar sua taxa de conversão. Você nunca sabe quando fará momentos preciosos com seus clientes.
Se precisar de ajuda nesta tarefa, entre em contato conosco pelo whatsapp. Vamos adorar discutir o cenário atual da sua loja e tudo o que podemos implementar para aumentar a sua conversão. Vamos juntos