Google Discover – O que é e como adicionar os seus conteúdos
O Google Discover oferece aos usuários uma maneira diferente de pesquisar. Na verdade, não é realmente uma pesquisa – é a descoberta sem consulta de conteúdo que se adapta às suas preferências e interesses. Ele sugere o conteúdo com base em sua atividade de pesquisa e interação com o aplicativo Discover. Ele aprende o que você gosta, para que possa fornecer conteúdo ainda melhor na próxima vez que você utilizá-lo. Mas como você pode colocar o seu conteúdo no Discover?
Índice
O que é o Google Discover?
O Google Discover é uma experiência para celulares que permite descobrir um conteúdo que você nem sabia que precisava. É uma experiência de pesquisa totalmente diferente, o que significa que a pesquisa praticamente desapareceu. Se o sistema aprender o suficiente sobre você, você pode simplesmente continuar deslizando para manter o conteúdo fluindo.
O Google sugere conteúdo para um usuário com base em sua atividade de pesquisa e na atividade encontrada em seu dispositivo. Ele analisa pesquisas na web e atividade de aplicativos, histórico de localização e configurações de localização. Você pode seguir determinados tópicos ou determinadas páginas para criar seu perfil e definir limites sobre o que o Discover deve descobrir para você.
O Discover é uma ferramenta inteligente que aprende como você pesquisa e o que você gosta para fornecer o melhor conteúdo ou o mais oportuno para suas necessidades.
A experiência Discover recebe novidades o tempo todo. Há algum tempo, o Google adicionou Web Stories ao feed. Isso é realmente útil, porque as Web Stories são uma excelente maneira de chamar a atenção para tipos específicos de conteúdo devido ao formato para dispositivos móveis (falarei sobre isso mais adiante neste artigo). O Google também está testando um recurso “Seguindo” , que permite que os usuários sigam seu site para ver novos conteúdos no feed do Discover. Para isso, o Google usa o feed RSS ou Atom do seu site, portanto, certifique-se de ativar e vinculá-lo corretamente.
Google passando de “Coisas, não Strings”
Nos últimos dois anos, o Google tem buscado mover-se “coisas, não strings”, como eles chamam. Para eles, pesquisar não é mais inserir uma consulta em uma barra de pesquisa, resultando em uma página simples com dez links azuis. Hoje, a busca leva em conta o mundo inteiro e até faz desse mundo uma interface.
O Google Discover elimina a parte da consulta e fornece um sistema inteligente que sugere novos conteúdos com base em sua atividade e interesses. É uma maneira totalmente diferente de encontrar e experimentar conteúdo. Depende menos de texto e mais de recursos visuais atraentes.
O objetivo do Discover é fazer você entrar em contato com coisas novas, mas relevantes. Sempre lá quando você não sabia que precisava. O sistema não demora muito para descobrir se você está procurando outra coisa – digamos, quando você está planejando suas férias. Suas ações indicam mudanças e novos conteúdos oportunos aparecerão para seu prazer de leitura.
O Google Discover é pessoal, então todos terão sua própria experiência com ele. O Discover levará em consideração a experiência que você tem com um tópico. Se você está apenas começando a explorar um tópico, ele trará conteúdo para iniciantes. Se você for mais avançado, terá coisas mais avançadas. Portanto, não há como fazer com que todos leiam o mesmo artigo, pois nem todos estão olhando para ele exatamente ao mesmo tempo – ou têm interesse nele ao mesmo tempo. Mas, uma vez que um leitor tenha demonstrado interesse em sua marca ou conteúdo clicando em um artigo, você está no caminho certo!
Como colocar o seu conteúdo no Google Discover
Colocar seu conteúdo no Discover não é tão diferente do SEO normal. Todos os princípios básicos se aplicam, então pratique SEO Holístico em tudo o que você faz. Você precisa ter um ótimo conteúdo, escrito para o público certo, além de ter um ótimo site que ofereça uma excelente experiência ao usuário. Ainda assim, gostaria de destacar algumas coisas que você precisa ter em mente.
Faça um ótimo conteúdo
O conteúdo deve ser o ponto focal para tudo que você faz. Tente criar um conteúdo incrível e de alta qualidade que responda às perguntas que seus leitores possam ter.
Melhore seu conteúdo
A melhor maneira de entrar no Discover é escrever conteúdo melhor do que todos os outros. Claro, se você tem conteúdo de marca, pode ser mais fácil entrar. Mas se o seu conteúdo é sobre tópicos gerais e você enfrenta muita concorrência, você precisa se concentrar na qualidade. Pesquise seu público, seus concorrentes, seu setor e escreva o melhor artigo possível sobre um tópico relevante.
Certifique-se de que você sabe que tipo de perguntas seus leitores estão fazendo e responda-as de uma maneira que seja fácil de entender e prazerosa de ler. Você também pode tentar contar histórias. Combinar isso com bons recursos visuais pode fazer você se destacar – não apenas no Discover, mas também na pesquisa.
Como sempre, veja o que seus concorrentes estão fazendo. O conteúdo deles está aparecendo no Discover? Tente descobrir como eles fizeram isso. Fizeram algo especial? Por que você acha que esse conteúdo entrou? Tente imitar o sucesso deles – sem copiar, é claro.
Dê uma olhada no seu conteúdo. Tem um título poderoso? Ele cumpre suas promessas? Se você mencionar X no título, mas nunca mencionar X no artigo, não vai funcionar. Seja verdadeiro e autoritário. Escreva ótimos títulos e evite coisas de clickbait.
Escreva coisas oportunas
O Discover pode descobrir conteúdo a qualquer momento e isso também vale para conteúdo de notícias. Publique seu conteúdo em tempo hábil e ele terá uma chance maior de se sair bem no Discover. Olhe para tópicos de tendências ou assuntos populares em seu nicho ou indústria e escreva sobre eles.
Mas não são apenas as novidades que aparecem no Discover. Conteúdo de alta qualidade e permanente pode se sair bem. Como o Discover aprende o que você faz, as mudanças em seu hábito acionam novos tipos de conteúdo. Então, se você estiver passando o seu feed e vir uma notícia sobre a Croácia aparecer, isso pode fazer você pensar em ir lá passar as férias. Se você continuar com uma pesquisa sobre a Croácia — ou seguir o tópico Croácia no Discover —, obterá não apenas as últimas notícias sobre esse tópico, mas também conteúdo permanente. Este é um conteúdo que provou valer a pena e se mantém valioso em todos os momentos. Talvez algo como “os 10 principais destinos da Croácia”?
Melhorar a experiência, autoridade e confiabilidade
Uma das linhas mais interessantes da documentação do Google sobre como colocar seu conteúdo no Discover é a passagem sobre EAT:
Nossos sistemas automatizados exibem conteúdo no Discover de sites que têm muitas páginas individuais que demonstram experiência, autoridade e confiabilidade (EAT). Aqueles que desejam melhorar o EAT podem considerar algumas das mesmas perguntas que incentivamos os proprietários de sites a considerar para a Pesquisa. Embora o Search e o Discover sejam diferentes, os princípios gerais do EAT aplicáveis ao conteúdo neles são semelhantes.
EAT, é claro, significa Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness (experiência, autoridade e confiabilidade) – fatores-chave para determinar o quanto você pode “confiar” em um conteúdo ou em seus escritores. Existem alguns setores em que é extremamente importante que o autor tenha as habilidades e o histórico para fornecer informações nas quais as pessoas possam confiar.
Uma dessas indústrias são a indústria médica, a indústria financeira e muitas outras. Esses sites são chamados de sites do “seu dinheiro ou da sua vida” – YMYL para abreviar. Esses sites oferecem conselhos que podem impactar diretamente a vida das pessoas. Para isso, as pessoas precisam saber que você é quem diz ser e que possui as qualificações necessárias.
EAT não é apenas um fator para o Discover, é claro, é cada vez mais útil para o Google eliminar conteúdo enganoso e, às vezes, simplesmente perigoso do índice. Para o seu conteúdo, você precisa provar que sabe do que está falando. Certifique-se de que as pessoas entendam por que devem confiar em você. Deixe-os saber que você é a autoridade neste assunto!
O Google coletou algumas sugestões de leitura sobre EAT .
Dê suporte com dados estruturados
Embora você não precise aplicar partes especiais de dados estruturados do Schema para obter seu conteúdo no Google Discover, faz sentido garantir que sua implementação do Schema seja de primeira qualidade. Sempre que estiver escrevendo sobre algo, você precisa fornecer o máximo de informações possíveis.
Além disso, descrever bem o seu conteúdo também vale para o que está acontecendo nos bastidores. Se você oferece suporte com ótimos dados estruturados, os mecanismos de pesquisa podem usar esses dados para ter uma noção mais precisa do que é seu conteúdo – e quem o escreveu.
Torne o seu conteúdo visual
Uma das partes mais importantes da otimização para o Google Discover é o aspecto visual. Discover é um meio visual. As pessoas digitalizam um feed, deslizando para o conteúdo que parece e soa atraente. Um dos atrativos do Discover é a imagem principal do seu conteúdo. Esta é uma das primeiras coisas que o olho do seu leitor vai focar.
Certifique-se de que sua imagem se destaque, mas mantenha-a relevante. Use imagens atraentes e de alta qualidade em seu conteúdo. E verifique se elas são grandes o suficiente para aparecer corretamente no Discover. Suas imagens precisam ter pelo menos 1200 px de largura e habilitadas pela max-image-preview:large
configuração.
Claro, isso também vale para o vídeo. Se você tiver um ótimo vídeo sobre um tópico, adicione-o ao conteúdo. Como o vídeo está se tornando mais importante a cada dia, ter uma maneira de fazer vídeos de alta qualidade é fundamental. Você não precisa de uma edição de milhões, mas certifique-se de que seu conteúdo de vídeo pareça profissional. Faça com que eles se envolvam!
Melhore seu site
Como sempre, não há nada que faça com que seu conteúdo seja listado rapidamente. Produzir conteúdo incrível vem em primeiro lugar, é claro, mas há muitas outras coisas para melhorar também. Se você estiver buscando tráfego do Discover, certifique-se de que seu site seja perfeitamente utilizável em dispositivos móveis. Ele precisa oferecer uma experiência incrível ao usuário, além de carregar rapidamente.
Experimente o Google Web Stories
O Discover tem tudo a ver com dispositivos móveis. É o fluxo final de conteúdo que ajuda você a encontrar o que não estava procurando naquele momento. Para alcançar esses usuários, você tem uma nova ferramenta à sua disposição: Web Stories . Uma Web Story é uma narrativa visual móvel melhorada. É a versão do Google sobre o formato de Stories de mídia social que todos conhecem do Facebook, Snapchat e Instagram. Mas isso é aberto, pode ser encontrado na pesquisa – e no Google Discover.
As Web Stories são uma ótima opção para o Discover, são fáceis de descobrir e rápidas de percorrer. A criação de Stories para o seu conteúdo pode facilitar o acesso ao feed do Discover. Eles são fáceis de construir e muito divertidos também. Tente!
Verifique o desempenho do Discover no Google Search Console
O Google Search Console não apenas ajuda você a obter informações sobre o desempenho do seu site na pesquisa, mas também no Discover. Há uma guia dedicada que ajuda você a analisar o desempenho do seu conteúdo no Discover. Aqui, você pode encontrar seu tráfego geral por um longo período de tempo. Além disso, você pode analisar o tráfego gerado por postagens específicas.
Use esses insights para saber o que seu conteúdo traz. É uma linha reta de tráfego contínuo ou está com picos? Ele retorna? Por que você acha que um post específico teve uma grande quantidade de tráfego em um determinado dia? Veja se você pode analisar essas tendências e tomar decisões mais informadas sobre seu conteúdo do Discover.
Testar e melhorar
Neste artigo, você obteve alguns insights sobre como o Discover funciona e o que você pode fazer para que o eu conteúdo seja exibido. Espero que esses insights ajudem você a aproveitar ao máximo seu trabalho. Uma coisa que você precisa lembrar é que o Discover é uma coisa viva, que respira e totalmente construída sobre o que você alimenta. O que você vê é diferente do que seus amigos veem. Teste, experimente e ajuste o seu caminho para o sucesso!
Se precisar de ajuda para este e outros serviços, entre em contato com a gente. Temos uma equipe pronta para cuidar do desenvolvimento e SEO do seu site.