Redefina o sucesso: primeiros passos com o Google Analytics 4
O GA4 não é sobre visualizações de página — é sobre diferentes tipos de eventos rastreáveis que fornecem dados acionáveis.
A chegada do Google Analytics 4 deixou as pessoas compreensivelmente nervosas. Usar seus recursos aprimorados significa aprender novos processos e pensar sobre as coisas de novas maneiras. Nós estamos aqui para ajudar. Montamos um guia em várias partes para começar a usar o GA4. Esta é a parte 1. Há links para todos os artigos no final deste post.
A grande diferença entre o Universal Analytics e o GA4 é que o GA4 não é sobre visualizações de página, mas sobre diferentes tipos de eventos.
O Universal Analytics, quando foi lançado anos e anos atrás, era sobre quantas pessoas chegavam a uma página, quando saíam dessa página. Conseguimos nossa taxa de rejeição, mas nunca foi um tipo de sistema de análise focado em eventos.
No GA4, qualquer interação com um site ou aplicativo é um evento. Cliques do usuário, visualizações de página, compras, pesquisas e solicitações são todos os eventos que podem ser rastreados. Algo que a UA não conseguiu fazer.
Três visões de sucesso
Com isso em mente, é essencial pensar em como definimos e pensamos sobre o sucesso. Para começar, responda a estas perguntas:
- Quais você acha que são as três métricas de sucesso para o seu site?
- O que seu chefe/cliente diria que são três métricas de sucesso para o seu site?
- Quais são as três ações, conversões e ações em um site que um cliente consideraria bem-sucedidas?
Isso permitirá que você veja se as suas ideias de sucesso e o que estamos rastreando em um site se alinham. Porque se você tem três pilares diferentes aqui e não há um pouco de sobreposição, então é hora – antes de começar a olhar para o GA4 e configurá-lo adequadamente – para repensar o que realmente é sucesso e o que você está buscando acompanhar.
Com o GA4, você precisa ser muito organizado e saber o que deseja obter desde o início. Se você não estiver, ficará rapidamente irritado e frustrado com isso. Saber o que é sucesso permitirá que você determine o que rastrear.
O que isso realmente significa na prática?
Estamos acostumados a pensar em uma métrica de sucesso de uma maneira, mas vamos repensar o que é isso. Se você perguntar a um cliente quais informações ele deseja de seu site, “eles sempre dirão: ‘Quero saber quantos visitantes acessam o site’”.
O GA4 fornece dados acionáveis
Esse número é uma má definição de sucesso. Você não pode construir uma estratégia em torno disso. Você pode construir uma estratégia em torno de quantos visitantes interagem com o site. Esses são os visitantes olhando fotos, lendo conteúdo, pesquisando produtos, inscrevendo-se em um boletim informativo e afins. Essas são métricas rastreáveis que fornecem dados acionáveis.
Outro exemplo é o marketing de conteúdo. Um cliente dirá que quer saber quantas pessoas estão lendo um blog. A medida padrão é quantas pessoas acessaram a página e quanto tempo permaneceram. Essa é uma métrica superficial e enganosa.
Uma melhor métrica a saber é quantas pessoas estão rolando até o final da página.
Sim, sabemos que as pessoas estão lendo, mas podemos rastrear a legibilidade até aonde eles vão rolar e essa será nossa métrica de sucesso.
Os usuários do GA4 precisam pensar sobre o que é essa métrica tangível de engajamento e interação do usuário que podemos vincular ao sucesso. Tudo o que estamos fazendo agora é focado no engajamento e nas interações individuais que acontecem.
A seguir: O que você precisa saber para definir metas (em breve).