O Google tornou amplamente conhecido que está trabalhando para se livrar do spam e aumentar o número de links com conteúdo envolvente e informativo que oferece uma experiência positiva ao usuário.
Na verdade, isso é algo que eles abordaram em sua atualização do algoritmo principal de novembro de 2021 .
Isso significa que ajustar suas táticas é a melhor maneira de garantir o sucesso em termos de quantidade e tipo de tráfego que seu site recebe do Google.
Então, você está pronto para entrar e aprender mais sobre as melhores tendências de SEO para ajudá-lo a alcançar seus objetivos? Aqui estão nove tendências de SEO para impulsionar seus rankings.
- 1. Coleta de dados primários
- 2. Velocidade de página aprimorada
- 3. Experiência do usuário expandida
- 4. Melhor foco na intenção do usuário
- 5. Conteúdo atualizado
- 6. Conteúdo Evergreen
- 7. Campanhas Digitais Omnicanal
- 8. Experiências interativas
- 9. Otimização do Google Discover
1. Coleta de dados primários
Nos últimos dois anos, o Google realmente abalou as coisas ao pressionar a retirada dos cookies de terceiros .
Do ponto de vista do consumidor, esta é uma excelente jogada que realmente aumenta a privacidade dos dados pessoais.
Mas e para os comerciantes? Eles podem realmente sentir como levar um tiro no pé.
É por isso que não é surpresa que a criação de um plano de coleta de dados primário esteja no topo da lista de tarefas de SEO.
Como é que isso funciona?
Essencialmente, os proprietários de sites trabalham para trazer novos clientes e leads em potencial para seus sites por meio de mecanismos de pesquisa como Google e Bing.
A partir daí, eles podem oferecer incentivos para que os indivíduos solicitem cotações, se inscrevam em uma lista de e-mail ou qualquer outra estratégia para ajudar a coletar informações de contato de forma primária.
Este é realmente um conceito importante no qual todos os profissionais de marketing digital precisam se concentrar, pois a capacidade de se apoiar em cookies de terceiros e outras informações para alcançar seu mercado-alvo está rapidamente chegando ao fim.
2. Velocidade de página aprimorada
Embora pareça que a velocidade da página é algo que aparece nessas listas de tendências de SEO a cada ano, há uma boa razão.
Pense sobre isso por um minuto. Novos modelos de Android e iPhone são lançados todos os anos, certo? Assim como os tablets, laptops e computadores de mesa mais recentes também.
Esses dispositivos têm processadores melhores, o que significa que eles acessam sites mais rapidamente do que antes. Se você não está fazendo sua parte para garantir que seu site esteja pronto, você pode realmente estar desligando seu público.
Além disso, o Google já deixou claro que a velocidade da página é um fator levado em consideração para o ranking.
Isso significa que melhorar a sua ajuda tanto na experiência geral do usuário dos visitantes do seu site quanto no seu potencial para reivindicar uma página cobiçada em um lugar nas SERPs.
Não sabe por onde começar?
Existem toneladas de ótimos plugins de SEO para WordPress e outras plataformas que podem identificar áreas nas quais você pode melhorar o carregamento da página do lado técnico.
Se isso não resolver o problema, talvez seja necessário atualizar para um plano melhor com seu host.
3. Experiência do usuário expandida
Experiências de usuário expandidas não são necessariamente uma tendência que vai e vem com o passar do tempo.
No entanto, focar em dar aos visitantes do seu site a melhor impressão possível quando eles estão na sua página está crescendo como um impulsionamento para o marketing de busca.
Para realmente entender esse conceito, precisamos decompô-lo.
Primeiro, lembre-se de que um site com muitos erros, uma estética antiga e uma estrutura de navegação terrível é aquele que as pessoas provavelmente clicarão no momento em que chegarem.
Em seguida, você precisa lembrar que o Google rastreia e leva em consideração o tempo gasto em um site quando vinculado a partir da pesquisa.
Na opinião deles, um site no qual as pessoas não vão ficar para obter as respostas de que precisam provavelmente é irrelevante ou spam.
E, como já sabemos, essas são duas coisas que podem realmente desativar o Google em termos de seleção de links para essa primeira página de resultados.
Isso significa que as pessoas que clicam imediatamente por causa do UX ruim , de fato, afetam suas chances de classificação alta nos SERPs do Google.
Então, como você conserta isso?
Comece usando seu site como um visitante faria. Se você achar algo irritante ou geralmente desagradável no processo, não tenha medo de mudar.
Da mesma forma, um novo design de site também pode ser uma boa ideia, dependendo do status atual da sua página.
4. Melhor foco na intenção do usuário
Ao discutir as tendências de SEO , também é vital falar sobre aumentar o foco do seu site na intenção do usuário .
Embora isso possa soar como um jargão, na verdade se resume a isso: as pessoas que pesquisam na web estão procurando uma resposta muito específica para um problema.
Seu trabalho é pensar em:
- Como esses indivíduos vão procurar essa solução
- E como você pode formatar seu conteúdo para dar a eles o que eles precisam.
Concentrar-se em como tornar sua solução a melhor para as necessidades deles trará mais tráfego orgânico , garantirá que eles permaneçam por mais tempo em seu site e ajude a criar confiança com seu público-alvo.
Além disso, o Google já está começando a expandir a pesquisa para incluir resultados mais intuitivos e orientados por Inteligência Artifical.
Embora isso possa não acontecer totalmente esse ano, é melhor se preparar agora, direcionando seu conteúdo com essa mentalidade.
5. Conteúdo existente atualizado
Qual é outro grande ponto na lista de tendências de SEO para prestar atenção?
Conteúdo atualizado, é claro.
Antes da internet, fazer alterações em uma história ou artigo de notícias era totalmente proibitivo.
Naquela época, os editores tinham que considerar os custos de material, questões de distribuição e, em seguida, colocar essas informações atualizadas nas mãos dos leitores.
As boas notícias? A internet é mutável a qualquer momento.
Isso significa que todos os proprietários de sites devem voltar e avaliar seu conteúdo atual para abrir espaço para detalhes adicionais, textos mais longos ou palavras-chave mais focadas.
Pense nisso como sua maneira de pegar as coisas realmente boas que já estão lá e fortalecê-las para uma versão maior e melhor.
O resultado final é a capacidade de se classificar mais no topo e realmente superar a concorrência por tráfego orgânico.
6. Mais Conteúdo Evergreen
Embora seja uma ótima ideia voltar e atualizar seu conteúdo existente, vamos falar um pouco sobre como adicionar mais conteúdo permanente .
Ambas as ideias remontam a um valor central – o conteúdo ainda é o rei das tendências de SEO.
Isso significa que você absolutamente não pode depender apenas do seu conteúdo existente para trazer novo tráfego.
Em vez disso, tenha um plano para adicionar mais conteúdo à estrutura do seu site.
Afinal, quanto mais páginas você tiver com diferentes focos de palavras-chave, mais fácil será para alguém encontrar as informações que você fornece.
Ao fornecer mais informações, você posiciona sua marca ou empresa como especialista em seu campo.
Especialistas em um determinado setor são considerados mais confiáveis, facilitando a coleta de informações primárias, como solicitações de cotação, formulários de geração de leads e inscrições de marketing por e-mail.
Veja onde estamos indo com isso?
Se você não fizer nada desta lista de tendências de SEO, certifique-se ao menos de adicionar mais conteúdo perene ao seu site.
7. Campanhas Digitais Omnichannel
Para muitos profissionais, pode ser muito fácil compartimentar diferentes aspectos de sua estratégia geral em grupos separados – cada um com sua própria marca, objetivos, mensagens e muito mais.
O problema com isso é que os consumidores de hoje estão em todos os lugares, ao mesmo tempo.
Precisa de um exemplo? Pense na média das pessoas. Elas estão em páginas de mídia social como Instagram e Facebook. Talvez eles estejam até no Snapchat, TikTok ou Pinterest.
Em seguida, eles procuram respostas para perguntas ou soluções para problemas no Google.
Se você não estiver trabalhando com uma estratégia omnichannel , essas mesmas pessoas podem ignorar sua página depois de vê-lo em um canal diferente.
Por quê?
Marcas diferentes em páginas diferentes podem ser confusas, o que significa que provavelmente estão ignorando seu site nas SERPs porque não veem como tudo está conectado.
Isso significa que é mais importante do que nunca ter uma abordagem coesa e simplificada para todas as suas campanhas de marketing digital.
8. Experiências interativas
Uma adição exclusiva à lista de tendências de SEO para realmente prestar atenção é o uso de experiências interativas.
São coisas como questionários , guias, vídeos ou qualquer coisa além de texto básico que atrai um visitante e oferece a ele uma maneira de interagir com sua página.
O que torna esse tipo de conteúdo melhor para pesquisa é que ele fornece ao usuário as informações que ele procura em um formato mais fácil de memorizar e navegar.
As experiências interativas também são uma ótima maneira de aumentar a experiência do usuário e se destacar dos concorrentes em seu nicho.
Embora possa não ser possível mudar para um formato interativo para cada tópico evergreen em seu site, é uma boa ideia analisar quais páginas e palavras-chave já trazem muito tráfego orgânico.
Em seguida, faça um brainstorming de ideias para expandi-las com uma forma de conteúdo interativo .
9. Otimização do Google Discover
Uma adição super divertida a esta lista de tendências de SEO é a inclusão do Google Discover.
O que é o Google Discover? Bem, é um feed que coleta informações relevantes com base no que um indivíduo normalmente pesquisa e as coloca no topo da página de pesquisa.
Pense nisso como um feed sem amigos que fornece as últimas histórias, artigos, mídia, vídeos e muito mais com base em tópicos que estão em alta na sua área ou estão alinhados com muitos de seus interesses gerais de pesquisa.
Como um profissional que trabalha para melhorar a visibilidade da pesquisa, é importante incluir uma foto visual que corresponda ao seu tópico e palavra-chave.
O Google Discover sempre inclui essa imagem como parte da lista de pesquisa, o que a torna 100% vital se você estiver tentando classificar nesse tópico.
Por fim, você deseja continuar criando um ótimo conteúdo que corresponda aos interesses e necessidades do seu público.
Quando você faz isso, é muito mais provável que o Google adicione sua página ao Google Discover, o que trará mais tráfego orgânico do que outras técnicas básicas de SEO.
Essas nove tendências de SEO são fundamentais para começar a analisar o seu conteúdo, mas na verdade todas se resumem ao que todos os especialistas em mecanismos de pesquisa já sabem:
Um bom conteúdo que seja envolvente, informativo e que ofereça valor ao seu público sempre será a maneira mais fácil de obter mais tráfego orgânico, ter uma classificação mais alta nas SERPs e expandir seu público.